Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   ACAL comemora aniversário com difusão do projeto ‘O Defensor do Reino’

ACAL comemora aniversário com difusão do projeto ‘O Defensor do Reino’

No âmbito dos projetos apoiados pelo PAC – Medida 1: Criação Local e da transição para o digital dos mesmos, o Município de Santa Maria da Feira divulga, nas suas redes sociais, amanhã, dia 30 de janeiro, às 11h00, o vídeo do projeto ‘O Defensor do Reino’, evocando a Viagem Medieval e marcando o 6.º aniversário da associação de Lourosa.

‘O Defensor do Reino’ é o projeto apresentado pela Associação Cultural e Artística de Lourosa, que evoca a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria, com difusão prevista nas redes sociais do Município de Santa Maria da Feira amanhã, dia 30 de janeiro, às 11h00, marcando não só a continuação da transição da programação cultural feirense para o meio digital como o sexto aniversário da associação. O projeto está integrado no PAC – Programa de Apoio à Cultura – Medida 1, destinada à Criação Local.

Aproveitando a temática ‘O Interregno’, da Viagem Medieval, a ACAL realizou um episódio ficcionado intitulado ‘O Defensor do Reino’. A história decorre no período conturbado de 1383 quando, no Reino de Portugal, rebenta a primeira revolução nacional triunfante. Depois da morte d’el Rei D. Fernando, a regência tinha sido confiada a D. Leonor de Teles. O povo, descontente e temendo a perda da independência com a legitimação de D. João de Castela e D. Beatriz ao trono português, levanta-se, revoltado, com os olhos postos no Mestre de Avis.

Santa Maria da Feira continua a levar ao público uma programação cultural diversa e dinâmica, aproveitando o meio digital como um palco virtual da promoção do acesso à Cultura e às Artes.