Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   Biblioteca Municipal acolhe exposição ‘Trabalhos em Casa’ de Manuela Bronze

Biblioteca Municipal acolhe exposição ‘Trabalhos em Casa’ de Manuela Bronze

Exposição patente entre 16 de janeiro e 27 de fevereiro na Biblioteca Municipal

“Trabalhos de Casa” é a exposição que a artista plástica e figurinista, Manuela Bronze, leva à Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira entre 16 de janeiro e 27 de fevereiro. Na sala polivalente deste equipamento cultural feirense pode apreciar uma coleção de trabalhos (panos) realizados com tecidos aplicados, bordados e costurados, pintura acrílica, barra de óleo e grafite.

A partir de 16 de janeiro e até 27 de fevereiro, a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebe a exposição “Trabalhos de Casa”, uma coleção de trabalhos (panos) da autoria da artista plástica e figurinista Manuela Bronze.

Sinopse:

Cada pano é como um campo de forças, traduzido em retalhos de cores planas, padrões florais, opacidades, texturas, transparências, traços, tinta, manchas, brilhos, onde o silêncio e o tempo constroem um imaginário de metáforas.

A tesoura e a máquina de costura são instrumentos de desenho e as tintas, os trapos, os tecidos e os remendos aproximam materialidades estranhas, pespontadas entre si em articulações por vezes inusitadas, apenas, para resolver a vida.

Manuela Bronze, artista plástica e figurinista, nasceu em Moçambique (1955), vive e trabalha no Porto. Desenvolve prática e pesquisa artística com mostras regulares em exposições coletivas ou individuais e, no âmbito das artes cénicas, desenha figurinos. Estende a sua atividade à participação em workshops, seminários e congressos com investigação sobre memória, materialidade e teatralidade, na articulação entre a prática artística e a transferência do conhecimento.  É, ainda, docente do Departamento de Teatro no Curso de Produção e Design de Figurino e no Mestrado em Artes Cénicas, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-PP) e membro integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). No campo das Artes Plásticas, tem participado, desde 1977, em exposições coletivas, com cerâmica, desenho, pintura e gravura, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em França, Bélgica, Moçambique, Brasil e Espanha.

A exposição “Trabalhos de Casa” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 19h00, e aos sábados, das 9h30 às 12h00. A entrada é gratuita.