Você está aqui:  Início  /   Notícias  /   Cercifeira representou Orquestra Criativa no campus musical Pinocchio Joins the Orchestra

Cercifeira representou Orquestra Criativa no campus musical Pinocchio Joins the Orchestra

No contexto do projeto europeu, realizou-se um workshop musical on-line, durante cinco dias, que reuniu participantes de Itália, Portugal e Sérvia. A partilha de conhecimento incluiu aprendizagens sobre a ferramenta soundtrap, que permite aos utilizadores criarem composições com recurso a diferentes instrumentos digitais.

A Cercifeira representou o grupo Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira na segunda edição do campus musical Pinocchio Joins the Orchestra. Durante cinco dias, de 5 a 11 de novembro, elementos de Itália, Portugal e Sérvia participaram no intercâmbio musical via plataforma Zoom utilizando o computador para criarem música e escolherem o instrumento preferido, como o piano ou a guitarra elétrica, para a improvisação. A criação aconteceu através da ferramenta soundtrap, que trouxe novos desafios para o grupo, como uma maior concentração e adaptação às novas tecnologias. No final, os elementos gravaram e enviaram para os colegas o resultado do seu trabalho.

O segundo campus musical, organizado pelo parceiro sérvio do projeto, contou com a participação de 34 elementos e tinha como objetivo principal a criação de um videoclipe com a música original Pinocchio Blues, no qual seriam combinadas as gravações dos instrumentos convencionais com instrumentos digitais, criadas pelos três países. O campus envolveu um workshop de música durante o qual os alunos experimentaram com ferramentas digitais, uma composição musical através do soundtrap, improvisação, percussão corporal, quizzes sobre o estilo musical blues, entre outras atividades.

Pinocchio Joins the Orchestra é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e tem como objetivo promover a música, em particular a música orquestral, como um instrumento formativo e um recurso para a comunicação universal e interação social. O projeto engloba participantes provenientes de diversos países europeus, como o Istituto Comprensivo Liana Strenta Tongiorgi, (Itália), Município de Santa Maria da Feira (Portugal), Music Art Project (Sérvia), Fondazione Nazionale Carlo Collodi (Itália) e Open Street aisbl (Bélgica).