Você está aqui:  Início  /   Desporto  /   Ciclismo: Gonçalo Amado em 5º lugar no Nacional de Ciclocrosse

Ciclismo: Gonçalo Amado em 5º lugar no Nacional de Ciclocrosse

“Feliz por voltar a competir” num arranque de época atípico, o ciclista Gonçalo Amado (Antarte / Feirense) alcançou o 5º lugar no Campeonato Nacional de Ciclocrosse, em Sangalhos, numa corrida realizada em torno do Centro de Alto Rendimento de Anadia.

O percurso do Campeonato ficou marcado pela forte pluviosidade de véspera, com a pista endurecida pela lama e pelas poças de água acumuladas, isto apesar de a corrida ter sido disputada sem chuva.

O vencedor da classificação de Elites Masculinos foi Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila Conde), ciclista especialista na vertente de BTT e Ciclocrosse, Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foi a vencedora das Elites femininas.

Gonçalo Amado partiu da última grelha na saída da corrida (devido a não ter pontos no ranking da Taça de ciclocrosse), e fez uma rápida aproximação aos lugares dianteiros, no entanto a vantagem que os ciclistas da frente alcançaram foi crucial para o desfecho dos lugares do pódio final.

“Numa corrida típica de ciclocrosse com muita lama, termino no 5º lugar e fico satisfeito com as sensações, tendo feito uma corrida de trás para a frente, atendendo a ter partido da última grelha e devido às novas medidas de segurança cada fila da grelha ter apenas 4 corredores e como se sabe no ciclocrosse uma boa partida é crucial para um bom resultado. Este foi um arranque de época diferente do planeado, mas estou feliz por voltar a competir”, afirma o corredor, Gonçalo Amado.

O diretor desportivo da equipa fogaceira, Joaquim Andrade, salienta a “excelente preparação” de Gonçalo Amado, apesar de “não ter feito preparação específica para a prova”.

“Foi penalizado por ter de partir na última grelha, mas rapidamente foi ganhando posições, no entanto a vantagem alcançada pelos corredores da frente mostrou-se fatal e irrecuperável para as aspirações a um lugar no pódio”, refere Joaquim Andrade.

“A organização da prova está de parabéns, tudo decorreu de forma exemplar e o ciclismo demonstrou uma vez mais que está preparado para competir em segurança e respeitando todas as normas sanitárias em vigor. Simbolicamente este campeonato marcou o arranque da época 2021 e serviu de incentivo para que os ciclistas continuem o trabalho para as provas de Estrada que tem o seu arranque previsto para o início do mês de abril”, acrescenta o diretor desportivo.

Classificações Campeonato Nacional Ciclocrosse 2021

1º Mário Costa – AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde: 00:54:20.707

2º Vitor Santos AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde a 15”

3º Carlos Salgueiro L. A. Alumínios / L. A. a 36”

4º Roberto Ferreira DMT Racing Team a 56”

5º Gonçalo Amado ANTARTE / FEIRENSE a 1’03”

6º Pedro Lopes Kelly / Simoldes /UDO a 1’11”

7º Ricardo Marinheiro Clube BTT Matosinhos a 1’49”

8º Bruno Silva AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde a 2’36”

9º João Salgado Kelly / Simoldes /UDO a 3’16”

10º Bruno Nunes Strix Bike Team a 4’20”