Você está aqui:  Início  /   Notícias  /   EMÍDIO SOUSA DEFENDE PROJECTOS CULTURAIS SUSTENTÁVEIS

EMÍDIO SOUSA DEFENDE PROJECTOS CULTURAIS SUSTENTÁVEIS

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira cria programa de apoio ao associativismo


A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira implementou um regulamento de atribuição de subsídios às associações culturais que privilegia o mérito e a capacidade de realização de projectos sustentáveis, com ligação ao território e com base em parcerias.

Trata-se de gerir os dinheiros públicos com base numa política assente no rigor, na transparência e na ambição“, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

O ‘upgrade’ que estamos a procurar estimular no movimento associativo cultural é o mesmo ‘upgrade’ que queremos para o concelho em todas as diferentes áreas“, frisou o autarca.

emidio sousa

Em 2015, a autarquia vai apoiar 27 associações que se candidataram com 68 projectos. O montante destes apoios cifra-se em 100 mil euros.

O Programa de Apoio a Projectos Culturais mereceu um alargado debate político, tenho acolhido também propostas da oposição socialista.

Para Emídio Sousa, a autarquia tem apoiado todo o movimento associativo feirense, com o financiamento da sua actividade regular e das obras nas infra-estruturas associativas. “As associações podem continuar a contar connosco“, acrescentou.

Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, afirmou que “este programa foi construído com base na receita orçamental da área cultural, o que significa que se trata de um saco que tem fundo, como se impõe nas boas regras das finanças públicas“.

Santa Maria da Feira é um concelho com grande visibilidade cultural, de que são exemplos emblemáticos, entre outros eventos, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, o “Imaginarius” ou o parque temático Perlim – Uma Quinta de Sonhos, a decorrer até ao próximo dia 04 de Janeiro.