Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   Inscrições para meninas fogaceiras abrem amanhã

Inscrições para meninas fogaceiras abrem amanhã

A tradição com mais de 500 anos da Festa das Fogaceiras repete-se em 2021 em Santa Maria da Feira, a 20 de janeiro. As inscrições para meninas fogaceiras decorrem entre 28 de dezembro e 7 de janeiro. Devido à pandemia, o número será limitado a uma menina por freguesia, em representação de todo o concelho. A seleção será realizada por sorteio.

A seleção das fogaceiras – uma por freguesia – será realizada por sorteio, no dia 8 de janeiro, e o resultado comunicado no dia seguinte, 9 de janeiro. Foto: DR

De 28 de dezembro a 7 de janeiro, estão abertas as inscrições para a participação das meninas fogaceiras na tradicional Festa das Fogaceiras, marcada para o dia 20 de janeiro, Feriado Municipal de Santa Maria da Feira. Dado o cenário pandémico em que vivemos, o número de meninas participantes será, este ano, limitado a uma menina por freguesia, em representação de todo o concelho de Santa Maria da Feira. Das mais de 350 meninas vestidas de branco com a fogaça à cabeça que, anualmente, cumprem esta tradição de mais de 500 anos, serão, em 2021, 31 fogaceiras.

As inscrições das meninas fogaceiras deverão ser efetuadas pelos pais ou encarregados de educação, através de formulário próprio, disponibilizado em www.cm-feira.pt/fogaceiras, entre 28 de dezembro e 7 de janeiro (a plataforma encerra automaticamente às 23:59h, do dia 7 de janeiro), garantindo-se, desta forma, a igualdade de acesso e oportunidade de participação a todas as meninas feirenses.

A seleção das fogaceiras – uma por freguesia – será realizada por sorteio, no dia 8 de janeiro, e o resultado comunicado no dia seguinte, 9 de janeiro.

Podem participar as meninas fogaceiras que completem, no mínimo 8 anos, até ao final de 2021. O vestido e todos os acessórios, incluindo os sapatos, cedidos pela Câmara Municipal, são, integralmente, brancos, não sendo permitido o uso do bege ou de qualquer outra cor.

Cumprir o voto ao mártir São Sebastião assume, este ano, uma maior relevância, pedindo proteção contra a “peste” dos dias de hoje, a COVID-19 e, por isso, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira organiza a Festa das Fogaceiras, adequando todo o programa ao atual contexto pandémico e respeitando as medidas de segurança recomendadas pela DGS.