Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   Inscrições para meninas fogaceiras terminam esta quinta-feira

Inscrições para meninas fogaceiras terminam esta quinta-feira

Este ano apenas participam 31 meninas fogaceiras, em representação de todo o concelho, devido ao contexto pandémico. Foto: DR

A tradição com mais de 500 anos cumpre-se novamente em 2021. Santa Maria da Feira volta a pedir o fim da peste a 20 de janeiro, numa Festa das Fogaceiras “diferente” e adaptada ao contexto pandémico. Ao contrário de outros anos, em que mais de 350 fogaceiras participavam na celebração, este ano apenas 31 meninas vestidas de branco e com a fogaça à cabeça cumprem a tradição secular. As inscrições estão abertas até amanhã.

Terminam amanhã, dia 7 de janeiro, as inscrições para a participação das meninas do concelho na secular Festa das Fogaceiras, que acontece no feriado municipal, dia 20 de janeiro. Será selecionada, por sorteio, uma menina por freguesia para representar o concelho. Os resultados são conhecidos este sábado, dia 09 de janeiro.

Em declarações à Sintonia Feirense, o presidente do município, Emídio Sousa, apontou que as celebrações estão limitadas devido à pandemia da Covid-19 e explicou em que moldes irão decorrer.

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

O presidente do município, Emídio Sousa, destaca a relevância de assinalar a Festa das Fogaceiras este ano, lembrando que nela é revivido o voto feito pela comunidade a São Sebastião para que livrasse a região da peste.

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Podem participar as meninas fogaceiras que completem, no mínimo 8 anos, até ao final de 2021. Para mais informações e inscrições consulte o site www.cm-feira.pt/fogaceiras.