Você está aqui:  Início  /   Notícias  /   IV MOSAICO SOCIAL DE 25 A 28 DE JUNHO EM LOUROSA

IV MOSAICO SOCIAL DE 25 A 28 DE JUNHO EM LOUROSA

O Município de Santa Maria da Feira convocou todas as organizações locais da economia social para refletir sobre os novos desafios do terceiro setor e debater estratégicas de ação partilhadas para promover a sustentabilidade financeira destas organizações e aumentar a empregabilidade no território. O IV Mosaico Social realiza-se entre 25 e 28 de junho, na freguesia de Lourosa, contando com uma mostra de 150 instituições locais, conferências, tertúlias, workshops, Gala Concelho Solidário, bazar social e um extenso programa cultural.

MOSAICO

Especialistas de renome e projetos inovadores

A conferência inaugural, dedicada à Coesão Social e Empregabilidade (25 de julho, 10h00, auditório da Junta de Freguesia de Lourosa), vai contar com a participação de quatro especialistas de renome nacional: Américo Mendes (Universidade Católica do Porto), Rogério Roque Amaro (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Rui Pedroto (Fundação Manuel António da Mota / GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) e Carlos Azevedo (IES – SBS: Inovação e Empreendedorismo Social – Social Business School).

Nesta conferência pretende-se refletir sobre estratégias de inovação social e de capacitação do terceiro setor para atuar em parceria com o mercado, nomeadamente através da criação de empresas sociais sustentáveis e financeiramente autossuficientes, ou através da criação de marcas próprias.

Da teoria à prática, serão apresentados, na secção Mosaico Talks, dez projetos inovadores na área social, considerados casos de sucesso a nível nacional, intencionalmente externos ao concelho de Santa Maria da Feira, como o conhecido e premiado Doctor Gummy, a fundação infantil Ronald McDonald, a ONG Mundo a Sorrir, a Missão Pijama, a SocialShop e o Hostel Cruz Vermelha.

Nesta edição do Mosaico Social será ainda prestado um tributo ao cuidador, integrado na Gala Concelho Solidário. Uma homenagem a todos os cuidadores formais e informais que todos os dias contribuem para que as pessoas dependentes e com necessidade de acompanhamento contínuo mantenham qualidade de vida.