Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   Joana Almeirante, jovem talento de Escapães, lança-se numa carreira a solo

Joana Almeirante, jovem talento de Escapães, lança-se numa carreira a solo

Natural de Escapães, Joana Almeirante começou cedo o percurso pelo mundo da música e, aos 23 anos, está a lançar-se numa carreira a solo, num projeto que alia a voz à guitarra. A instrumentista que desde os 18 anos integra a banda de Miguel Araújo lançou recentemente o tema ‘Mera Ilusão’. A música surge depois de, em novembro do ano passado, ter lançado o primeiro single ‘Bem Me Quer’, tema do genérico da novela da TVI com o mesmo nome.

Joana Almeirante esteve nos estúdios da Sintonia Feirense e abordou este passo na sua ainda jovem carreira. Guitarrista de formação, resolveu passar a voz “para primeiro plano”. “Comecei a perceber que as pessoas gostavam de ouvir a minha voz e percebi que tinha muito mais jeito para isso do que para a guitarra“, explica. Com dois temas já lançados, Joana Almeirante fala sobre as suas expectativas. Coerência no caminho que quer percorrer é uma das pedras basilares. Isso e manter-se fiel a si própria. “Acima de tudo quero ter um caminho muito coerente e que seja eu, que é o mais importante. Quero tentar criar a diferença através das minhas músicas“, aponta.

A artista faz um balanço positivo do percurso que construiu no mundo da música. Começou aos 13 anos, na escola ‘Acorde’, em S. João da Madeira, onde teve um contacto mais a sério com a guitarra. Mais tarde, inscreveu-se no curso de profissional de instrumentista de jazz em Guitarra no Conservatório de Música da JOBRA, em Albergaria-a-Velha.

Aos 18 anos surge a possibilidade de integrar a banda do músico português. Joana agarrou a oportunidade com as duas mãos e ainda hoje se mantém como elemento do grupo. A jornada destes últimos quatro anos tem sido mais do que positiva. “Estes últimos anos têm sido super positivos, estou a adorar esta experiência e não podia estar mais grata pela oportunidade“, afirma a artista.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.