Você está aqui:  Início  /   Desporto  /   LIGA DE CLUBES REUNIDA ESTA SEXTA-FEIRA NO EUROPARQUE NA FEIRA

LIGA DE CLUBES REUNIDA ESTA SEXTA-FEIRA NO EUROPARQUE NA FEIRA

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) está reunida esta sexta-feira em assembleia geral, em Santa Maria da Feira, para debater, entre outros temas, a reestruturação do formato da Taça da Liga, que passa pela redução do número de jogos.

europarque_660x400d

A reestruturação da Taça da Liga é consensual entre os clubes, que se debatem com uma sobrecarga de jogos ao longo da época. A sua efetivação está dependente da discussão de alguns pormenores, como a realização da segunda fase a uma ou duas mãos e o recurso ao sorteio puro.

As alterações em estudo para a Taça da Liga, e a submeter à aprovação na assembleia geral, preveem, entre outros, a realização de uma primeira fase a eliminar, a 02 de agosto, já contemplada no calendário oficial divulgado esta semana. Esta medida vai ao encontro das pretensões dos clubes da II Liga, que iniciavam mais cedo a disputa da Taça da Liga e que eram sobrecarregados no início da época com a realização de uma primeira fase por grupos.

A segunda fase da prova, que de acordo com o atual regulamento decorre a duas mãos, entre os vencedores da primeira, os últimos classificados da I Liga e os dois promovidos, poderá também sofrer alteração e decorrer também a eliminar a um jogo.


duque

As alterações ao regulamento da Taça da Liga a submeter hoje a discussão preveem, de uma forma geral, a redução do número de jogos, que podem passar dos atuais 83 para 48.

Ainda de acordo com o calendário de competições, mas ainda dependente do formato que vier a ser adotado, a segunda fase da Taça da Liga decorre de 22 a 24 de setembro (primeira mão) e 27 a 29 de outubro (segunda).

A terceira fase, de grupos, contempla jornadas a 29 ou 30 de dezembro, 19 a 21 de janeiro de 26 a 28 de janeiro de 2016, com as meias-finais entre 09 e 11 de fevereiro e a final a 16 de abril, sábado, datas ainda dependentes do formato que vier a ser adotado.

A ordem de trabalhos da assembleia geral inclui a apreciação, discussão e votação de alteração aos regulamentos de Competições, Disciplinar e Arbitragem das provas organizadas pela LPFP.

A assembleia-geral extraordinária de sexta-feira da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é antecedida de uma reunião do Conselho de Presidentes, com início às 10:30, no Europarque-Centro de Congressos, em Santa Maria da Feira