Você está aqui:  Início  /   Notícias  /   Mundo Imaginarius online dá espaço à gastronomia, artesanato e atividades holísticas

Mundo Imaginarius online dá espaço à gastronomia, artesanato e atividades holísticas

A 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua acontece já entre 27 e 30 de maio, maioritariamente, no palco online, e é nesse mesmo palco de experiências, em www.imaginarius.pt, que o Mundo Imaginarius se desvenda, proporcionando um vasto conjunto de experiências que vão da gastronomia ao artesanato urbano, até às atividades de bem-estar físico e mental.

A criatividade e inovação do Imaginarius, transversais a todos os espetáculos de diferentes disciplinas artísticas que integram o programa desta 20ª edição, estendem-se igualmente a outras áreas temáticas, como a gastronomia – Sabores Imaginarius: Restaurantes, Fogaçarias e Cervejaria –, o artesanato urbano – Mercado Imaginarius – e o bem-estar físico e mental – Imaginarius Zen, que podem ser vivenciadas no Mapa Virtual Imaginarius, durante o festival.

É no “Rossio” do Mapa Virtual Imaginarius que se concentram os Sabores Imaginarius, com os dez restaurantes selecionados a apresentarem propostas gastronómicas criativas, da entrada à sobremesa, passando pelo prato principal. A Fogaça da Feira IGP – Identificação Geográfica Protegida, o tão afamado pão doce, e as suas inúmeras recriações, pode ser adquirida nas Fogaçarias oficiais que integram também os Sabores Imaginarius. A experiência de degustação eleva-se com a prova da cerveja artesanal com lúpulo feirense, uma edição especial comemorativa dos 20 anos do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, disponível na Cervejaria, no “Rossio” do Mapa Virtual Imaginarius.

Nesta edição online, o Imaginarius continua a levar os sabores feirenses ao seu público, através da parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal e a plataforma Uber Eats (com entregas gratuitas utilizando o código IMAGINARIUS) ou dos serviços de Takeaway ou Home Delivery disponibilizados pelos estabelecimentos participantes.

O Mercado Imaginarius continua a ter espaço nesta edição festival, mas também ele assume o formato online, mostrando-se no “Mercado Municipal” do Mapa Virtual Imaginarius. São sete artesãos que durante os quatro dias do festival mostram e vendem a sua arte – papelaria, ilustração, design de joalharia e fotografia, brinquedos de madeira, vidro e cerâmica, renda e bijuteria, bordados e estampagem.

O Imaginarius Zen convida a momentos de bem-estar físico e mental, através da promoção de Yoga (dia 28 de maio, às 18h30, na “Zona Ribeirinha do Inha” do Mapa Virtual) e Mindfulness (29 de maio, às 18h30, no “Porto Carvoeiro” do Mapa Virtual), possibilitando ainda aos participantes “navegar”, uma vez que são experiências online, por espaços naturais de beleza única do concelho de Santa Maria da Feira.

De referir que o Mapa Virtual Imaginarius, disponível em www.imaginarius.pt, apresenta o Município de Santa Maria da Feira numa perspetiva também ela criativa e imaginária e não numa escala real, permitindo percorrer todo o território e assistir aos espetáculos em diferentes espaços públicos. A escolha dos locais para transmissão online, como o Castro de Romariz, a Biblioteca Municipal, o Museu Convento dos Loios, entre tantos outros, prende-se com a sua ligação, direta ou indireta, a cada um dos espetáculos a transmitir. O Mapa Virtual Imaginarius permite também conhecer, em termos turísticos, o vasto património cultural do concelho.

O programa de maio da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira está disponível em www.imaginarius.pt.