Você está aqui:  Início  /   Notícias  /   Rosto Solidário está a mapear práticas e atores e apela à colaboração dos Feirenses

Rosto Solidário está a mapear práticas e atores e apela à colaboração dos Feirenses

Capacitar para a Educação para o Desenvolvimento e Fortalecer Parcerias no Concelho de Santa Maria da Feira é a ambição de um novo projeto promovido pela Rosto Solidário

Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento é um novo projeto promovido pela Rosto Solidário em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Fundação Fé e Cooperação (FEC) e é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Este é uma proposta de intervenção no domínio da Educação para o Desenvolvimento que procura alavancar a apropriação local da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022.

Paulo Costa, coordenador da Rosto Solidário, afirma que com este projeto “Buscamos construir pontes para uma educação transformadora em Santa Maria da Feira e afirmar este território como uma referência nacional ao nível da Educação para o Desenvolvimento”.

A Rosto Solidário apela à colaboração dos Feirenses na primeira atividade que consiste no mapeamento de práticas e atores locais. Como tal, divulgámos este questionário dirigido aos atores locais que atuam ou conheçam projetos na área de educação e sensibilização no Concelho de Santa Maria da Feira: https://forms.gle/jio2jwgaSHAs9s4r9. O questionário está disponível online no site da Rosto Solidário: www.rostosolidario.pt

Este projeto teve inicio em setembro de 2020 e será implementado nos próximos dois anos, com o objetivo de procurar envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira, em ações de sensibilização, diálogo concertado e capacitação sobre Educação para o Desenvolvimento e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, a Educação para o Desenvolvimento (ED) surge como «um processo de aprendizagem ao longo da vida, comprometido com a formação integral das pessoas, o desenvolvimento do pensamento crítico e eticamente informado, e com a participação cidadã».

A Rosto Solidário é uma associação para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e trabalha em prol do desenvolvimento, promovendo equidade, direitos humanos e igualdade de oportunidades, através da realização de projetos concretos centrados na educação e cultura das comunidades.

Para mais informação sobre o projeto, podem consultar o website da ONGD Rosto Solidário: https://www.rostosolidario.pt/