Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   Rui Sousa celebra 20 anos de carreira com espetáculo de marionetas de fios

Rui Sousa celebra 20 anos de carreira com espetáculo de marionetas de fios

Rui Sousa, marionetista de Paços de Brandão, promete um espetáculo para público “dos 3 aos 103 anos de idade”

É um dois em um. O espetáculo ’20 anos por um fio’, que será transmitido online no dia 21 de março, às 11h, no site e Youtube do Cineteatro António Lamoso, assinala, simultaneamente, os 20 anos de carreira do marionetista Rui Sousa e o Dia Mundial da Marioneta.

Rui Sousa, marionetista de Paços de Brandão, vai celebrar 20 anos de carreira no dia 21 de março. A data coincide com o Dia Mundial da Marioneta e traz a cena, em modo virtual, o espetáculo ’20 anos por um fio’. Rui Sousa explica, à Sintonia Feirense, que este espetáculo é “uma retrospetiva dos últimos 20 anos de carreira” e assinala, simultaneamente, o Dia Mundial da Marioneta.

Rui Sousa promete uma viagem que contará com música, movimentos, sons, peripécias, humor e, claro está, marionetas de fios. Não haverá texto neste ‘show’ de marionetas. Música, sons e movimento vão orientar o “espetáculo familiar” idealizado para todas as faixas etárias, ou seja, para pessoas dos três aos 103 anos de idade, avisa o marionetista.

O artista brandoense recorda que, se não fosse a pandemia, estaria a viver o Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas. Este espetáculo, transmitido online, foi a alternativa encontrada pela Câmara Municipal e pelas Marionetas Rui Sousa para assinalar o Dia Mundial da Marioneta.

Rui Sousa não esconde a saudade de voltar a pisar o palco e ter público presencialmente nos seus espetáculos. Recorda a breve abertura à cultura em 2020, nos meses de verão, que acabou por ter “um sabor amargo” já que em outubro tudo voltou a fechar. O marionetista diz que, neste momento, artistas, atores, marionetistas, equipas técnicas e o próprio público anseiam pelo regresso da cultura às salas de espetáculo.

O espetáculo ’20 anos por um fio’ tem transmissão online agendada para as 11h00 do dia 21 de março, no site e youtube do Cineteatro António Lamoso.