Você está aqui:  Início  /   Desporto  /   SUCESSO NO FEMININO COM BALONA, DA NOVASEMENTE E DA SELEÇÃO, FUTSAL

SUCESSO NO FEMININO COM BALONA, DA NOVASEMENTE E DA SELEÇÃO, FUTSAL

balona golo

Venceu tudo o que havia para ganhar no Distrital de Aveiro, Campeonato, Taça e Supertaça. Cátia Balona é uma campeã seja no Futsal, seja no Atletismo. Lamacense de gema, vem de uma família toda ela de desportistas. Hoje, é atleta de excelência da Novasemente Cavalinho, equipa campeã nacional em 2014-2015, em Futsal Feminino. Já conquistou uma Supertação e foi chamada à Seleção, frente à Espanha. Só uma lesão impediu Balona de estar no Mundial da Guatemala, onde Portugal esteve a escassos segundos de vencer o Brasil.

Apesar da vantagem, na fase inicial, de Benfica e de Vermoim, de Famalicão, Cátia Balona não dá favoritismo a estas duas equipas, na fase de apuramento da campeã 2015/2016.

Representar Portugal “é sempre motivo de orgulho. Tudo estou a fazer para continuar a vestir a camisola da seleção. É o sonho de qualquer atleta”.

balona cavalinho

Em Portugal, há um “longo caminho a percorrer, na afirmação da mulher, através do desporto. Quem quiser viver só do Futsal, não pode jogar no nosso País”, acrescenta em Exemplos de Sucesso no Feminino, através da Águia Azul, a Sintonia Feirense.

Cátia Balona é de opinião que houve “evolução em relação ao respeito pela mulher que deseja jogar Futsal, ou Futebol”.

balona na selecao

Três das equipas mais fortes de Portugal, em Futsal Feminino, estão separadas por escassos quilómetros. Restauradores Avintenses, Gaia, Novasemente Cavalinho, Espinho, e Vermoim, Famalicão.

Cátia Balona não acompanha o Futsal Masculino. “Vivo a Novasemente e o meu Poro, que está agora bem melhor, sem Lopetegui no comando técnico!”

A passagem por Itália foi “essencial para o meu crescimento enquanto jogadora”.