Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   Cineteatro António Lamoso arranca 2021 com 15 eventos culturais

Cineteatro António Lamoso arranca 2021 com 15 eventos culturais

Teatro revista, recriação histórica, música, marionetas e muito mais para ver em 2021, no Cineteatro António Lamoso.

O próximo ano afigura-se mais animado e recheado de momentos culturais do que aquele que agora finda. No Cineteatro António Lamoso, entre janeiro e março estão programados 15 eventos da mais variada índole, desde a música ao teatro, à formação cultural e às marionetas até aos concertos comentados para crianças.

O Ballet Contemporâneo do Norte abre a programação cultural, a 9 de janeiro, com o primeiro dos três workshops agendados. Orientado por Pedro Augusto, ‘Desenho de Som’ visa escutar e discutir várias peças musicais para perceber as decisões que podem ser tomadas durante a composição de uma partitura. O BCN oferece ainda workshops sobre ‘Desenhos de Figurinos’ (27 de fevereiro), por Jordann Santos, e ‘Gestão e Produção’ (27 de março), por Vânia Rodrigues.

Os concertos À4HÁ regressam em força, a 13 de janeiro, com Amaura, uma das vozes mais promissoras da música soul e R&B que lança o seu primeiro álbum a solo, ‘Em Contraste’. Ainda nesta rubrica, há Tape Junk, a 3 de fevereiro, apresentando-se em formato reduzido e acústico na companhia de Frankie Chavez; e Labaq, a 24 de fevereiro, descrita como “uma ponte entre Björk e Caetano Veloso” pela crítica europeia. Em março, o À4HÁ reserva espaço para Meera, no dia 10, trazendo uma eletrónica tão apaixonada pelos anos 80 como excitada pelo presente; e Valter Lobo, no dia 24, que mostra porque é considerado o “escritor de canções em português da nova geração a não perder de vista”. Os consumidores destes concertos de quarta-feira podem adquirir novamente o seu Cartão À4HÁ, em que a cada quatro concertos, usufruem de uma entrada gratuita num café-concerto no Cineteatro António Lamoso.

No âmbito da Festa das Fogaceiras, realiza-se o habitual teatro revista do Orfeão da Feira, nos dias 20 e 22 de janeiro, apelidado ‘@com.finados’ e prometendo envolver o espectador nos três vértices da “grande cruz” atual: pandemia, violência doméstica e eleições. Também, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, pela companhia Décadas de Sonho, uma recriação histórica sobre ‘S. Sebastião – O Piedoso’, que “com valentia se apresenta ao imperador romano Diocleciano, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos”.

Regressam dois favoritos do grande público: Sinfoniónicos, a 14 de fevereiro, enaltecendo o amor no Dia de S. Valentim; e Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas, entre os dias 17 e 21 de março, com o programa mais internacional de sempre, contando artistas de países como o Brasil, Alemanha, Egipto e Espanha. Estreias no palco feirense, Sónia Sobral e Gonçalo Garcia são os Dois.Pois e tocam, a 20 de fevereiro, um concerto de acordeão e bateria; e a Cia. Zen Del Sur, no dia 6 de março, traz ‘Órbita’, uma obra de circo contemporâneo/dança que é descrita como “pura poesia em movimento”. A companhia oferece, ainda, um workshop de ‘Dança Flamenca’, no dia seguinte, pela artista Noemí Pareja, dirigido ao público feminino e baseado no corpo e na exploração rítmica. Mais um momento entre tantos que fazem do Cineteatro António Lamoso um palco de acesso e promoção à Cultura e às Artes.