Você está aqui:  Início  /   Notícias  /   Cristiano Santos: “Queremos construir uma nova forma de fazer oposição”

Cristiano Santos: “Queremos construir uma nova forma de fazer oposição”

Cristiano Santos, coordenador do Núcleo da Iniciativa Liberal de Santa Maria da Feira, em entrevista na Sintonia Feirense

Com núcleo formalizado no concelho desde julho de 2020, a Iniciativa Liberal vai atacar as próximas eleições autárquicas com listas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e, pelo menos, a três Assembleias de Freguesia. O coordenador do núcleo, Cristiano Santos, em entrevista à Sintonia Feirense, afirma que o partido “tem listas fortes” para apresentar e que “a possibilidade de eleger” candidatos “é real”.

A Iniciativa Liberal afirma que está no concelho para fazer “uma política diferente” e para ser uma “oposição pela positiva, de forma construtiva e assertiva”. “Queremos ocupar um espaço que está vazio, nomeadamente o da oposição. Acreditamos que a oposição claudica diversas vezes e queremos preencher esse espaço”, sublinha Cristiano Santos.

Temos consciência de que estamos nestas lutas há pouco tempo, mas onde vamos concorrer creio que vamos com equipas muito boas, com pessoas que já têm algum passado político e que têm provas dadas na política e na sociedade civil”, destaca.

Para já é conhecido o nome de Paulo Vieira enquanto candidato pela Iniciativa Liberal à Assembleia de Freguesia de Argoncilhe. Sobre a possibilidade de Carlos Martins encabeçar a lista da IL à Assembleia Municipal, Cristiano Santos deixa em aberto. “Carlos Martins pode ser ou não o nosso candidato, neste momento não posso confirmar”. “É um privilégio ter o Carlos Martins ao meu lado e é um prazer poder contar com ele como militante da IL e como elemento do grupo de coordenação local do núcleo da Feira. O núcleo tem pessoas incrivelmente capazes, com alguma notoriedade e com capital político considerável”, denota. O coordenador do núcleo aponta para abril a apresentação de todas listas, já que os nomes ainda têm de ser apresentados e votados em contexto de plenário local.

Cristiano Santos afirma que o partido tem crescido no concelho, apontando que conta, atualmente, com militantes em todas as freguesias. Desde que chegou ao concelho, diz o coordenador, a Iniciativa Liberal tem apresentado “várias propostas”, nomeadamente na área fiscal. “Temos uma carga fiscal muito elevada”, denota Cristiano Santos, dando como exemplos as propostas da IL de redução da taxa da derrama ou a devolução da taxa de IRS aos feirenses.

A concessão da água e do saneamento, as polémicas da P. Parques e da Feira Viva ou o túnel dos Passionistas foram outros dos assuntos abordados na entrevista, onde Cristiano Santos reforçou a necessidade de um município “mais transparente” e “mais próximo dos cidadãos”. Nesse sentido, defende a transmissão das Assembleias Municipais, quando voltarem a ser presenciais, e a possibilidade de o público poder intervir no início das sessões, “em vez de esperar pelo fim”.

Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.