Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   Duas Criações Imaginarius concebidas para formatos distintos: online e presencial

Duas Criações Imaginarius concebidas para formatos distintos: online e presencial

Very Very Funny, curta-metragem com o artista Rui Paixão como protagonista, e “Subtil Prelúdio à Humanidade”, da SALTO – Internacional Circus School, são duas das Criações Imaginarius em estreia absoluta nesta edição do Imaginarius, uma produzida totalmente para o palco online, outra criada para um público presente. A 20ª edição do Imaginarius acontece entre 27 e 30 de maio, num formato híbrido, no palco de experiências online, em www.imaginarius.pt, e nalguns espaços públicos e equipamentos municipais de Santa Maria da Feira.

Rui Paixão, o conhecido palhaço de cabelo rosa que integra os jurados do All Together Now, programa emitido na TVI, é o protagonista da curta-metragem Very Very Funny, uma Criação Imaginarius, na área da Arte Digital, que tem estreia marcada para dia 27 de maio, às 21:00h, num momento especial, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, seguida de conversa com o artista feirense, de projeção nacional e internacional, e com a restante equipa de produção e realização. Uma hora depois, às 22:00h, esta curta-metragem de André Costa Santos e Mariana Machado (Dona Edite Filmes), com Rui Paixão, é exibida no “Castro de Romariz” do Mapa Virtual Imaginarius, em www.imaginarius.pt, com repetição nos dias 28, 29 e 30 de maio, sempre às 22h00.

Sinopse: “Um palhaço percorre a cidade à procura do seu nariz vermelho. De noite para o dia, quantos passos dá o palhaço pelo seu nariz vermelho? Very Very Funny conta cada passo desde a fuga até à apoteose de um palhaço que ainda não sabe que o é. Neste caminho encontra alguém, perde-se algures e chega até a cruzar-se consigo mesmo. Esta é a tragédia cómica ou a comédia trágica sobre conseguir rir de si mesmo”.

A SALTO – Internacional Circus School leva ao palco do auditório do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, nos dias 27, 28 e 29 de maio, às 21h00, e no dia 30 de maio, às 18h30, o espetáculo de novo circo “Subtil Prelúdio à Humanidade”, uma revolução com vários artistas de diferentes nacionalidades, fiéis àquilo que são, fiéis aquilo que querem ser, mas sobretudo fiéis aquilo que querem dizer.

Sinopse: “Um grupo de Millennials, com questões de Millennials, que questionam o mundo atual, que questionam o próximo fim. Envoltos num mundo de informação onde são constantemente bombardeados com as imagens dos conflitos dos nossos dias, caem num estado de inação na qual é difícil discernimos a atitude certa a tomar. Perante um cenário em que uma terceira guerra mundial parece inevitável, que atitude devemos tomar?

Num ensaio sobre as ansiedades e vontades (aparentemente) fúteis, queremos o que nunca tivemos. Queremos os corpos suados, queremos festa, queremos dançar, contudo, sentimo-nos constantemente presos a um legado de um “After Party” que não é nosso e a que nunca fomos. Doamos os nossos corpos, as nossas culturas, as nossas vontades e trazemos ao palco – Subtil Prelúdio à Humanidade”.

Cumprindo com as orientações da DGS, para assistir à estreia de Very Very Funny seguida de conversa com Rui Paixão e restante equipa criativa, e ao espetáculo “Subtil Prelúdio à Humanidade” é necessário marcação prévia de lugar que pode ser efetuada em http://bit.ly/ImaginariusBOL.

O programa de maio da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira está disponível em www.imaginarius.pt.