Você está aqui:  Início  /   Desporto  /   Feirense surpreende turma de alunos surdos com visita no Dia Nacional da Educação de Surdos

Feirense surpreende turma de alunos surdos com visita no Dia Nacional da Educação de Surdos

Hoje celebra-se o Dia Nacional da Educação de Surdos e a SAD do Feirense preparou uma surpresa a turma bilingue da EREBAS de Santa Maria da Feira. Os alunos, entre os 6 e os 10 anos, receberam uma visita e foram presenteados com puzzles e porta-chaves da mascote Billas.

Devido à pandemia da Covid-19, a presença dos jogadores foi substituída por uma mensagem em vídeo: Igor Rodrigues, Diga, Cris e Platiny expressaram-se em Língua Gestual, algo habitual para jogadores do Feirense pois ações deste género com a participação de elementos do plantel já tinha sucedido recentemente e em mais do que uma iniciativa.

A comunidade surda, nomeadamente a mais nova e em idade escolar, tem ainda alguns entraves no seu dia-a-dia e esta data serve, precisamente, para diminuir desigualdades e conseguir, por exemplo, uma escola mais inclusiva.

Os alunos da EREBAS também deixaram uma mensagem: “Hoje celebramos o direito à educação das pessoas surdas. Nesta data, pretendemos informar e sensibilizar as pessoas para questões relacionadas com a nossa comunidade. Continuamos a defender que os alunos surdos têm o direito a aulas de Língua Gestual Portuguesa. Têm direito a ter intérprete na suas aulas. A educação e a escola devem ser inclusivas.”

O conteúdo multimédia desta visita pode ser visto nas redes sociais do Feirense.