Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   IMAGINARIUS NA RUA A 22 E 23 DE MAIO

IMAGINARIUS NA RUA A 22 E 23 DE MAIO

A 15ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua volta a ocupar o centro histórico de Santa Maria da Feira com uma programação alargada a diversos géneros artísticos, desde o teatro aéreo à pequena performance de rua. Ao longo de 2 dias os artistas transformam as ruas, praças e jardins em palcos improvisados, que apelam à contemplação. Nesta edição são evidentes os cruzamentos artísticos e a criatividade, com 250 artistas, de 19 nacionalidades, que representam os 49 projetos artísticos participantes na programação oficial do festival.

Pela primeira vez, o Mais Imaginarius assume um papel principal, enquadrando-se na programação oficial como um concurso de criações artísticas emergentes, que serão avaliadas por um júri independente internacional, que inclui docentes de escolas artísticas e diretores de festivais de rua europeus.
Nesta secção, estão a concurso criações artísticas que ao longo do dia proporcionarão aos visitantes do festival diversas abordagens e visões do trabalho artístico.

IMG_0862

O vereador da cultura Gil Ferreira, destaca as novidades para esta edição.

O Imaginarius OFF será uma das novidades desta edição. Esta nova secção, paralela à programação oficial, cede espaço aos artistas de rua que pretendem mostrar o seu trabalho ao grande público, num ambiente festivo e de máxima visibilidade.

O Imaginarius Infantil regressa às tardes do festival, com uma oferta de atividades no âmbito da experimentação, que possibilita às crianças entre os 3 e os 12 anos o contacto direto com novas realidades, assumindo-se como uma aposta forte na educação de novos públicos, através de oficinas e experiências capazes de despertar novos sentidos.

Nas ruas de Santa Maria da Feira, Voalá apresenta MUARE, o macro-espetáculo desta edição Imaginarius, uma aventura nos céus, envolta num concerto rock e numa energia única. Também de música e muito humor vive MARABUNTA, o espetáculo que Guillem Alba & The All In Orchestra apresentarão nas madrugadas do festival.

NÚMEROS | EDIÇÃO 2015

250 Artistas
19 Países [Alemanha, Áustria, Argentina, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Polónia, Portugal, Reino Unido, Sérvia, Suíça, Uruguai]
31 Estreias [14 Estreias Absolutas e 17 Estreias Nacionais]
172 Performances
43 Espetáculos/Intervenções
49 Companhias/Projetos Artísticos
4 Instalações
150 Horas de Performances na Programação Oficial
26 Horas de Programação Oficial [13 horas contínuas cada dia]
3 Workshops
9 Criações Imaginarius
9 Residências Artísticas

Para o vereador Gil Ferreira, estes números, expressão a dimensão que o Imaginarius atingiu.

São, assim, diversos os motivos para entrar neste Imaginarius e reconhecer o espaço público de Santa Maria da Feira como um palco de experiências aberto e multicultural.