Você está aqui:  Início  /   Cultura  /   PRÉMIO INTERNACIONAL PARA A VIAGEM MEDIEVAL

PRÉMIO INTERNACIONAL PARA A VIAGEM MEDIEVAL

Viagem Medieval_Castelo_imagem aérea

A Fundación Moros d’Alqueria (Comunidade Valenciana, Espanha) anunciou hoje a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria como vencedora do Premio Ciudad de Castellón, que distingue anualmente um evento de reconhecido prestígio internacional. O prémio, que resultou de uma nomeação por parte das entidades promotoras e não de um processo de candidatura do evento, surpreendeu a organização da Viagem Medieval. “Santa Maria da Feira está de parabéns. O reconhecimento internacional de um evento que faz parte do ADN feirense e que envolve toda comunidade tem de ser partilhado e celebrado com todos, como forma de agradecimento pelo saber-fazer, dedicação e espírito de entrega que tão bem caracterizam a Viagem Medieval”, sublinha Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. O Premio Ciudad de Castellón, concedido pela Fundação Moros d’Alqueria e pelo município de Castellón, tem vindo a distinguir, anualmente, eventos de reconhecido prestígio internacional, como o Carnaval de Veneza, o mais antigo e icónico do mundo; o Oktoberfest de Munique, uma das festas mais populares do mundo; o Carnaval de Barraquilla, Colômbia, um dos mais populares da América Latina; as Sanfermines de Pamplona, as mais conhecidas festas espanholas a nível internacional; as Fiestas de Moros Y Cristianos de Alcoi, Valência, declaradas Interesse Turístico Internacional em 1980; e o Carnaval de Nice, a maior manifestação de inverno de toda a Costa Azul francesa. “A atribuição deste prémio internacional, precisamente no ano em que a Viagem Medieval celebra 20 edições, reforça o nosso orgulho e identidade, mas também a nossa responsabilidade em manter a qualificação e a excelência deste projeto”, vinca o presidente Emídio Sousa, recordando os sete prémios arrecadados pelo evento nos últimos oito anos, em território nacional. “Não temos dúvidas de que ao projetarmos os nossos eventos além-fronteiras estamos a contribuir para promoção internacional do destino Santa Maria da Feira e Norte de Portugal”, considera o autarca, que há muito vem defendendo a internacionalização dos grandes eventos do território, em particular da Viagem Medieval.
“Portugal é um destino cada vez mais presente na rota do turismo internacional e os nossos eventos de referência são reconhecidos como grandes acontecimentos nacionais, por isso reunimos condições ímpares para a internacionalização dos nossos produtos culturais”, reforça o responsável máximo do Município de Santa Maria da Feira.

Passaporte para uma viagem única pelas vivências da Idade Média, a Viagem Medieval proporciona uma completa aula de história viva, onde os visitantes também podem ser atores nos grandes momentos de animação e recriação. Cruzando história, património, animação e gastronomia, a Viagem Medieval oferece produtos turísticos inovadores, como o Bilhete Experiência, que proporciona experiências exclusivas a quem quer viver o evento de forma mais intensa e sensorial. Realizado em pleno verão, o maior evento de recriação medieval da Europa estende-se por 12 dias consecutivos, no centro histórico de Santa Maria da Feira. Em 2015, o evento registou mais de 600 mil visitas. A Viagem Medieval é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho. Em 2016, o centro histórico de Santa Maria da Feira recua aos séculos XIII-XIV, com a recriação de episódios do reinado de D. Dinis.